Quem diria que dois garotos hippies da Califórnia realizariam o sonho de levar o computador – uma ferramenta, até então, desconhecida de muita gente – para dentro das casas de todo o mundo? Pois bem, é assim que começa a história da maçã.
Em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak, dois jovens apaixonados por inovação, faziam parte de um grupo que montava seus próprios computadores de forma bastante artesanal. Foi em um dormitório de faculdade que a Apple Computers Inc. surgiu, trazendo à tona o Apple I, projeto de um computador bastante avançado para a época, mas que foi recusado por empresas já consolidadas, como a Atari e a HP.
Embora não tenha sido um grande sucesso de vendas, o Apple I, que era apenas a placa de circuito e custava cerca de 600 dólares (o que hoje equivale a 5000 dólares), foi um bom começo e deixou os rapazes esperançosos. A placa de circuito era geralmente armazenada em uma caixa de madeira, de modo bastante rústico.
- iNovação
Com aperfeiçoamentos notáveis, o Apple I ganhou um sucessor: o Apple II. Lançado em 1977, ele fez muito sucesso, apesar de seu preço elevado – cerca
de 1,200 dólares, o que hoje equivale a 10 mil dólares.
Com características
semelhantes às presentes nos computadores de hoje, o Apple II vinha em um gabinete de plástico e com um teclado incorporado. O modelo foi tão bem aceito no mercado, que perdurou até o início dos anos 90.
- iMarketing
Macintosh, ou Mac, é o nome dos computadores pessoais fabricados e comercializados pela empresa Apple Inc. desde janeiro de 1984. O nome deriva de McIntosh, um tipo de maçã apreciado por Jef Raskin. O Apple Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica, na época um desenvolvimento revolucionário. Ele é muito utilizado para o tratamento de vídeo, imagem e som.
Os primeiros modelos foram construídos em torno dos microprocessadores da família 68000 da Motorola. Com o surgimento de arquiteturas mais poderosas, a partir de 1994 foi empregada a família de processadores PowerPC da IBM e Motorola. Em 2006, uma nova transição ocorreu, com a adoção de processadores Intel, da família Core.
- iPhone
O iPhone é uma linha de smartphones concebidos e comercializados pela Apple Inc. Ele roda o sistema operacional móvel iOS da Apple. A primeira geração do iPhone foi lançado em 2007. Os iPhones mais recentes, da oitava geração do aparelho, são o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, que foram anunciados em 9 de setembro de 2014.
O primeiro modelo iPhone, o segundo iPhone 3G, o terceiro iPhone 3GS, o quarto iPhone 4 e o sexto iPhone 5 já pararam de serem produzidos. O iPhone 4S parou de ser produzido na indústria norte-americana assim que lançaram a nova linha de iPhone, 6 e 6 Plus e o iPhone 5 foi substituído pelo iPhone 5c. Atualmente no Brasil são vendidos os modelos de iPhone 4s, 5c, 5s, 6 e 6 Plus.
Anunciado em 9 de janeiro de 2007, o iPhone foi lançado no dia 29 de junho de 2007 nos EUA, em 9 de Novembro de 2007 na Alemanha e no Reino Unido, e em 29 de Novembro na França, por Steve Jobs ex-presidente e fundador da marca Apple Inc. Em 2008 foi lançado no mercado asiático e resto da Europa. Em Portugal, foi inicialmente vendido pela Vodafone. Foi lançado em 11 de julho de 2008, e até Janeiro de 2008 foram vendidos quatro milhões de iPhones. Somente durante o fim de semana de lançamento do iPhone 3G, a Apple afirma ter vendido 1 milhão de unidades do aparelho.
- Ipad
iPad é um dispositivo em formato Tablet produzido pela Apple Inc. O aparelho foi anunciado em 27 de janeiro de 2010, em uma conferência para imprensa no Yerba Buena Center for the Arts em São Francisco. Meses antes de seu anúncio, surgiram rumores do nome do aparelho: iSlate, iBook e iTablet, entre outros.
O iPad foi apresentado como um dispositivo situado a meio caminho entre um MacBook e um iPhone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone, o iOS. A recepção inicial do iPad foi bastante misturada, com muitos entusiastas ficando contra o aparelho devido ao que percebem como limitações e com outros tantos demonstrando grande empolgação com facilidade de interação que a interface demonstra.
- Macbook
O MacBook foi um computador Macintosh da Apple Inc. que substituiu a série iBook G4 e o PowerBook de 12". O primeiro MacBook foi lançado em 16 de maio de 2006 e utilizava o processador Intel Core Duo e o chipset 945GM, com um gráfico GMA950 integrado da Intel em um front-side bus de 667 MHz. Revisões posteriores do MacBook moveram para o processador Core 2 Duo e o chipset GM965, com um gráfico X3100 integrado da Intel em um front-side bus de 800 MHz.
As mais recentes atualizações da linha MacBook ocorreram em 2008 e 2010. A atualização promoveu um redesenho do gabinete, sendo agora fabricado de uma única peça de alúminio ou policarbonato (série white), um trackpad multi-touch de vidro, atualmente utilizam chipsets gráficos Nvidia GeForce GT 330M que utiliza um barramento do sistema de 1066 MHz.
- Quem mordeu a maçã de Cupertino?
A maçã é pop: todo mundo já viu, todo mundo conhece. Mas como surgiu a ideia de ter como símbolo de uma empresa de tecnologia uma maçã mordida? A versão mais plausível e conhecida é a que o símbolo seria uma referência a Newton, que se deu conta da lei da gravidade ao observar uma maçã caindo da macieira. Outra analogia possível seria com Adão e Eva, os personagens bíblicos, em que a maçã representaria todo o conhecimento e a mordida, a aquisição do mesmo.
Curiosidades
- O “i” encontrado na frente do nome de vários produtos da marca (iPod, iPhone, iMac) originalmente representava a “internet” mas, passado algum tempo, adquiriu a conotação de pessoal, uma vez que “I”, em inglês, significa “eu”.
- iPods compatíveis com o sistema operacional Windows não começaram a ser vendidos até 2002.
- O primeiro slogan da empresa era “Byte into an Apple” (frase ambígua para um byte dentro de uma maçã ou morda uma maçã).
- A grande maioria das pessoas que compram um produto da Apple, permanecem fiéis à marca.
- Os ususários Mac podem conhecer um pouco mais sobre a história da Apple utilizando um software gratuito chamado MacTracker. O programa traz informações técnicas e imagens sobre todos os produtos já lançados pela empresa até hoje.
0 comentários:
Postar um comentário